Tela de Carlos Oswald

Laboratório de Conservação e Restauração

VOLTAR


Clique na foto para ampliar.


Clique na foto para ampliar.


Clique na foto para ampliar.


Clique na foto para ampliar.


Clique na foto para ampliar.

Graças ao excelente trabalho desenvolvido pela equipe da Oficina de Pintura do Laboratório de Conservação e Restauração e ao patrocínio da VITAE - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, o óleo sobre tela intitulado "Alegoria da Agricultura", pintado em 1922 por Carlos Oswald para o teto do Palácio das Grandes Indústrias da Exposição Internacional do Centenário da Independência, atual Biblioteca do Museu, foi totalmente restaurada entre 1999 e 2000.
Medindo 4m X 4m, em formato octogonal e dividida em duas partes, a tela, devido à ação do tempo, sofreu grandes danos em 1994, quando um dos painéis descolou do teto ocasionando a queda da pintura correspondente com danos em toda a sua extensão.
A minuciosa restauração compreendeu o reentelamento e a recuperação da camada pictórica, bem como da moldura em gesso que guarnece a tela, além do difícil trabalho de recolocação da obra no teto.