Exposição: "Luz, Cor e Forma no Mundo Subaquático"

PROGRAMAÇÃO 2000

VOLTAR






De 18 de novembro de 1999 a 12 de março de 2000, o público poderá apreciar as fotografias subaquáticas do paulista Cristiano Burmester.

Resultado da parceria Museu Histórico Nacional / FUNARTE, a exposição reúne uma mostra da produção de Cristiano, que vem realizando extenso documentário sobre a vida marinha da costa brasileira (e também no mundo), seus peixes, corais, seres marinhos diversos. A exposição integra um projeto sofisticado iniciado pelo fotógrafo em 1992 e que terá o seu auge no ano 2000, quando será lançado o Programa "Conhecendo o Mar do Brasil", que engloba a edição de um livro, de um CD-ROM e a realização de uma exposição no Museu do Instituto Oceanográfico da USP.

Com "Cor, Luz e Forma no Mundo Subaquático" Cristiano pretende reeducar o nosso olhar para um mundo oculto e fabuloso, grandioso em seu silêncio, desenvolvendo o que ele chama da tríade "Despertar-Olhar-Refletir".

"O meio subaquático, apesar de muito próximo da maioria das pessoas, ainda é totalmente desconhecido do público em geral", afirma ele. Com a sua sensível lente passeando sob a água, Cristiano Burmester exibe uma obra instigante e criativa, nos fazendo recuperar a capacidade de observar jóias raras que a natureza nos legou, aprendendo e respeitando um pouco mais a diversidade desse mundo marinho, até para que possamos compreender mais a fundo o ambiente em que vivemos.