"Arquitetura Japonesa Contemporânea -1985-1996"

PROGRAMAÇÃO 2003

VOLTAR


Clique na foto para ampliá-la !


Clique na foto para ampliá-la !


Clique na foto para ampliá-la !


Clique na foto para ampliá-la !



Promovida pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, a exposição, organizada pela Fundação Japão e Instituto de Arquitetura do Japão, pode ser visitada de 01 a 25 de maio de 2003.

Composta de 100 painéis fotográficos, a exposição apresenta um panorama da arquitetura japonesa contemporânea no período de 1985 a 1996.

Vários projetos famosos de escritórios de arquitetura japoneses são exibidos nesta exposição, estando as obras divididas em sete núcleos: Metrópole, Cidades de médio porte, Cidades e Vilas, Subúrbios, Áreas recuperadas, Área Rural e Área de Resorts. Desta forma, o público pode compreender melhor como a arquitetura japonesa reage às mudanças nas condições sociais no Japão; não representado esta divisão, portanto, somente classificações geográficas, mas também classificações sociais. Este panorama oferece um melhor entendimento da natureza do Japão e sua arquitetura de hoje.

Integram a exposição os seguintes projetos: o Complexo do New Tokyo City Hall pelo escritório Kenzo Tange Associates; o Museu de Fotografia da cidade de Nara pelo escritório Kisho Kurokawa; o Teatro de Bunraku de Seiwa pelo escritório Kazuhiro Ishii; o Museu de Arte Contemporânea de Nagi pelo escritório Arata Isozaki; o Centro de Convenções Makuhari Messe pelo prestigiado arquiteto Fumihiko Maki; o Templo de Água do escritório Tadao Ando; o Museu de Astronomia Kihoku pelo escritório Takasaki Masaharu; a Sala de Concertos Internacionais Kirishima pelo arquiteto Fumihiko Maki e o Museu Histórico de Osaka pelo escritório de Tadao Ando, entre outros.