Impostos automotivos de Minas Gerais

Se você reside no Estado do Minas Gerais (MG) e que tem posse de algum tipo de veículo automotor rodando pelas ruas do deste Estado, deverá pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Leia atentamente ao artigo abaixo saiba tudo sobre como consultar e como realizar o pagamento deste imposto no seu estado! A alíquota que deve ser paga varia de acordo com o governo de cada estado e além disso se você fizer o pagamento do IPVA 2021 Minas Gerais, no valor integral, terá um desconto de 15%. Você pode pagar o IPVA 2021 em até três vezes. Porém, não terá nenhum desconto.

Os proprietários de veículos devem ficar bastante atentos ao calendário de pagamento do IPVA Minas Gerais.  Por isso devem estar sempre acessando o site do DETRAN MG para ver a data de vencimento, conforme o final da placa do seu carro. As taxas do IPVA 2021 MG no estado do Minas Gerais são de 2,5% para carros, 2% para motocicletas, 2,8% para caminhões.

Leia também: IPVA 2021 Rio Grande do Sul.

Consulta IPVA MG

Você pode acessar o site do Sistema de Autoatendimento da Secretaria da Fazenda do Governo do Minas Gerais (SEFAZ-MG). Digite o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), o código do Chassi e o ano do seu carro. Depois, digite os caracteres solicitados e clique em confirmar.

Além do IPVA, o usuário pode consultar também informações sobre a situação da sua Carteira de Habilitação, multas, taxas, licenciamento, emplacamento e notícias de tudo que acontece no trânsito das ruas do Minas Gerais.

Abaixo você pode visualizar um passo a passo rápido para efetuar a consulta IPVA 2021 MG, leia:

  • mg.gov.br;
  • Preencha com os dados do Renavam, Chassi e o Ano de Exercício;
  • Resolva o problema citado;
  • Clique em “Confirmar”.

Pagamento IPVA MG

Você pode efetuar o pagamento IPVA 2021 MG nos bancos credenciados pelo DETRAN MG, Bradesco, Banco Postal (correios), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Pag Contas, Casas Lotéricas. Você pode emitir o Documento de Arrecadação (DAR) no site da SEFAZ-MG.

Acesse o site da SEFAZ-MG, selecione a forma como deseja pagar o IPVA 2021 e depois clique em avançar. Depois, digite o seu CPF, o número do RENAVAM e o código do Chassi, selecione o tipo de cota e clique em avançar.

Avalie este artigo!