http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/transp.gif

PROGRAMAÇÃO 2012

 

O Museu Histórico Nacional oferece ao visitante uma área de 9.557,32 metros quadros, englobando exposições permanentes e temporárias, Auditório, Arquivo Histórico, Biblioteca, Centro de Referência Luso-Brasileira e pitorescos pátios internos, além de promover, inúmeros eventos, entre cursos, seminários, exibição de vídeos, concertos musicais e atividades especiais para crianças, jovens e terceira idade.

 

Conheça as atividades programadas para 2012:

 

Em cartaz:

Novo circuito de exposições de longa duração

Disponível ao público o novo circuito de exposições de longa duração, compreendendo as exposições "Oreretama". "Portugueses no Mundo", "A Construção da Nação" e "Cidadania em Construção" no segundo andar. Disponíveis, ainda, as exposições "As Moedas Contam a História" e "Coleções de Moedas, Uma  Outra História", no segundo andar da Casa do Trem, e "Do Móvel ao Automóvel - Transitando pela História"

 

Até 22 de março:

Exposição “Água”

A exposição busca transformar definitivamente a percepção e o modo como o público utiliza os recursos hídricos, ao evidenciar os problemas relacionados à qualidade e à disponibilidade da água que a sociedade e os ecossistemas enfrentam. Seguindo a tendência mundial dos principais museus, a exposição tem como objetivo promover a cultura científica por meio de interatividade, atividades relacionadas ao cotidiano dos visitantes com o tema água, demonstrando que Ciência é assunto acessível e imprescindível a todos os segmentos sociais. Com curadoria artística de Marcello Dantas e curadoria científica de Gustavo Accacio e Mário D. Domingos, a exposição enfatiza o que a água representa para o Brasil e seu povo, detentores do maior manancial do globo. A exposição, idealizada e realizada pelo Instituto Sangari, tem o patrocínio da IBM e o co-patrocínio da AMIL e do Movimento Ctan da AMBEV.

 

Até 26 de fevereiro:

Exposição “Tristeza do Infinito”

Apresentação de 30 obras óleo sobre tela em formatos variados, criadas pelo artista plástico e restaurador Luiz Fernando Abreu sob a inspiração da leitura de textos poéticos de Cruz e Souza, transformando a leitura em ação, através de desenhos, composições, sobreposições, transparências e figuras que falam, sentem e transmitem ao expectador a “tristeza do infinito”.

 

Dia 27  de janeiro , às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.

Em janeiro, a programação contempla os blues e derivados. Apresentação do “In The Mood”, com os músicos Jolt (voz, guitarra, gaita e flauta) e Damu Shiva (contrabaixo acústico).

No programa:  Summertime (Gershwin, arranjo Jolt), Everything is gonna be allright (JJ Cale), Knock me a kiss (Louis Jordan), Get Ready (Koko Taylor), Take a walk on th wild side (Lou Reed), Is you is or is you ain´t my baby (Louis Jordan), Little Rede Rooster (Howlin Wolf), Early in the morning (Louis Jordan), Fever (Eddie Cooley – John Davenport), I just wanna make love to you (Willie Dixon), Little Wing (Jimi Hendrix) e Key to the highway (Willie Bronzy – Charles Segar).

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 24  de fevereiro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.

Apresentação de Newton Nazareth (teclado).

No programa: O Guarani – Abertura (Carlos Gomes), Quem sabe? (Antonio Carlos Gomes/Francisco Bittencourt Sampaio), Lua Branca (Chiquinha Gonzaga), Iara (Anacleto de Medeiros), Coração que sente (Ernesto Nazareth), Branca (Zequinha de Abreu), A flor amorosa (Joaquim Antonio Callado), Atraente (Chiquinha Gonzaga), Apanhei-te cavaquinho! (Ernesto Nazareth), Odeon (Ernesto Nazareth), Gaúcho (Chiquinha Gonzaga), Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu), Pelo telefone (Donga/Mauro de Almeida), Gosto que me enrosco (Sinhô), Feitio de oração (Noel Rosa/Vadico), Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico), e Ó abre-alas! (Chiquinha Gonzaga).

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 08 de março, às 10h e às 14h:

A Escola em Movimento no Museu – “Comemoração do Dia Internacional da Mulher

Visitas mediadas ao circuito de exposições do Museu, destacando a presença feminina na história do país.

 Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

 

De 08 de março a 13 de maio:

Exposição “JAPÃO: UM ANO DEPOIS DO TERREMOTO – Imagens da superação do povo e da reconstrução do país”

Exposição de painéis fotográficos marca um ano da tragédia ocorrida no Japão no dia 11 de março de 2011, quando o Grande Terremoto Leste devastou a costa nordeste do país, na região de Tohoku, gerando um gigantesco tsunami, que atingiu várias cidades. A exposição revela a determinação, a coragem e a competência de um povo para reconstruir o país. Inclui, ainda, desenhos feitos por crianças japonesas entre 6 e 12 anos que vivem nas áreas atingidas pelo terremoto/tsunami, abordando os seguintes temas: “Como estarei daqui há dez anos” e “Agradecimento pelo apoio recebido por todos os países” .

Promoção: Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. Mais informações: www.rio.br.emb-japan.go.jp

 

Dia 11 de março, às 14h:

“JAPÃO: UM ANO DEPOIS DO TERREMOTO – Imagens da superação do povo e da reconstrução do país” – Apresentação dos tambores japoneses

“Flash Mob Ganbare Nippon”, marcando um ano da tragédia ocorrida no Japão. Trata-se de um movimento especial, solidário, sincronizado com várias pessoas de diversos lugares, de curta duração e com um objetivo comum. O Flash Mob do dia 11 de março tem por objetivo homenagear o povo com as boas energias dos tambores japoneses do Brasil pela superação, reparação, reconstrução e reconforto das perdas humanas e materiais sofridas por ocasião do terremoto/tsunami ocorridos em 2011. A apresentação dos tambores japoneses será realizada pelo grupo Rio Nikkei Taiko, numa ação coordenada pela Associação Brasileira de Taiko.

 

De 08 a 16 de março:

Semana do Cinema Japonês – “Em apoio à região afetada pelo terremoto

Atividade paralela à exposição “JAPÃO: UM ANO DEPOIS DO TERREMOTO -  Imagens da superação do povo e da reconstrução do país”. Os filmes apresentados têm relação com às áreas afetadas, seja por seus artistas ou diretores terem nascido nessas cidades ou pelas mesmas terem servido de locação.

Programação:

Dia 08 de março:

10h30m: “Bravo! A grande batalha de samurais” ( 95 min. )

14h30m: “Sonho de uma noite de verão” (105 min.)

17h30m:  Documentário sobre o Terremoto na Região de Tohoku – Gratidão dos Japoneses pelo Apoio Internacional (53 min.)

Dia 09 de março:

10h30m:  Vôo feliz”  (103 min.)

14h30m: “O lugar prometido em nossa juventude”, desenho animado (91 min.)

10 de março:

14h30m: : “O amor de Nabi” ( 92 min.)

16h30m: “Kappa – o Duende do rio e Sampei” (90 min.)

11 de março:

14h30m:  Documentário: “Navegando a partir das ruínas”  (49 min)

16h30m: “Balada” ( 132 min. )

14 de março:

10h30m: “Quarteto” (118 min.)

14h30m: “Cinco centímetros por segundo” (63 min.)

16h:  Documentário: “Podem enxergar as nossas luzes? O Primeiro Festival depois do tsunami” (48 min.)

15 de março:

10h30m: “Viajando com Haru” (134 min.)

14h30m: “Éclair – Uma jornada errante” (107 min.)

16 de março:

10h30m:  “A ilha do cãozinho Rock” (123 min.)

14h30m: :Hula Girls de Fukushima” (102 min.)

Entrada franca. Agendamento para grupos através do email projetossociaismhn@gmail.com

Filmes na língua original com legendas em português.

Promoção: Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

 

            Dia 13 de março, das 9h às 17h30m:

“Encontro Museu Histórico Nacional: a educação em foco

Realizado pela Divisão Educativa para professores, profissionais da área de educação em museus, estudantes e demais interessados, com o objetivo de debater as perspectivas da educação nos museus e apresentar o  circuito de exposições de longa duração do Museu, assim como sua proposta pedagógica. Visa, ainda, orientar os professores no planejamento da visita e na mediação às exposições e na transmissão de conhecimento aos seus alunos. O Encontro Museu Histórico Nacional: a educação em foco” procura contribuir, ainda, no esclarecimento do papel do museu no aprendizado escolar e no enriquecimento essas casas históricas podem fornecer ao currículo escolar. Participação de profissionais que atuam na área de educação em museus para estimular um debate constante sobre este tema.        

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos emails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 30  de março , às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.

Apresentação do “Duo Suoni e Silenzi”, com Rubens Kuffer (flauta doce) e Rita Cabus (cravo). No programa:  Francesco Mancini (Sonata em ré menor – Amoroso – Allegro – Grave – Allegro); Francesco Barsanti (Sonata em sol menor – AdagioAllegro ma non troppoAdagioAllegro); Giovanni Battista Fontana (Sonata seconda); Domenico Scarlatti (Sonata); Arcangelo Corelli (Sonata em dó maior – AdagioAllegroAdagioAllegroAllegro); Benedetto Marcello (Sonata em fá maior – Adagio – Tempo di MinuettoGavottaCantabileCiaccona).

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 12 de abril  a 8 de julho:

Exposição “HEREROS”

Exposição de fotografias de Sérgio Guerra sobre os “hereros”, habitantes do deserto de Namibe e parte do Cunene, em Angola.

Nós, os hereros, nascemos todos na área chamada Calundo Candete. Saímos de lá, nos separamos e começamos a falar línguas diferentes. Hoje, cada grupo que fala uma língua diferente tomou um nome diferente, mas todos somos hereros. Escutamos nossos antepassados, os mais velhos que já se foram. Para nós, escutar é muito importante. É muito diferente de quem sabe escrever, porque a letra no papel não apaga, mas a palavra escutada depois é esquecida” (Soba Mutili MbendulaMuhimba).

Mukubal Muhimbas, Muhakaonas, Mudimbasd, Muchavicuas ...As lentes de Sérgio Guerra captaram com extrema sensibilidade o cotidiano e a cultura dos hereros.

Curadoria de Emanoel Araújo. Promoção: Museu Afro Brasil

 

Dia 03 de abril, às 13h30m:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação

 

Dia 12 de abril, às 9h30m:

Ciclo de Palestras “Cooperativismo e Solidariedade: Participação e Proatividade dos Atores em Redes Sociais”, com a profa. Valeria Aguiar

           A área de Projetos Sociais/MHN, com o apoio do CRAS Itamar Franco, núcleo Andaraí, promove ciclo de palestras voltado para o aprimoramento de educadores sociais e coordenadores de projetos sociais. Palestras  seguidas de visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto ao público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

Dia 19 de abril, às 10h e às 14h:

A Escola em Movimento no Museu – “Comemoração do Dia do Índio

Projeção do filme “Terra Cheia de Graça” (Secretaria de Educação à Distância do MEC), que aborda o diálogo estabelecido entre os povos indígenas e os colonizadores portugueses; visita mediada à exposição “Oreretama”, seguida de Oficina de Arte, com a produção de objetos de argila. O objetivo é levar os estudantes a refletir sobre a nossa história, com o objetivo de aproximá-los das práticas da cultura do índio brasileiro.

 Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

 

Dia 26 de abril, às 14h:

A Escola em Movimento no Museu – “Chegada dos Portugueses ao Brasil

Ação educativa englobando hasteamento da bandeira brasileira, execução do Hino Nacional e apresentação de banda de música. Visita mediada à exposição “Portugueses no Mundo”, refletindo sobre a expansão marítima portuguesa no mundo e a conseqüente colonização do Brasil.

 Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

 

Dia 27 de abril, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Apresentação do Grupo Al Nur Kibir: Francisco Sartori (teclado), Radoslav Mirianov (gaita de fólio búlgara e clarinete). José Amâncio Yussef (percussionista) e Jafer (percussionista). No programa:  Latcho Drom (Turquia), Enta Omri (Clássica árabe), Lamabada (Clássica árabe), Cerga (Turquia), Longa (Turquia), Khaleegee ( Folclore egípcio), Abram avino (música ladina), Los Amantes (música ladina), La Beirut (melodia de interpretação da cantora Fairuza), HeBene (Clássica árabe) e Salamalay (Clássica árabe).

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De maio a novembro:

Programação de cursos:

Cursos “Conservação fotográfica: identificação e procedimentos básicos” (maio); “A igreja secular e sua identidade arquitetônica e artística no Brasil colonial: capelas, catedrais e igrejas de irmandades (junho); “Iluminação de museus – Módulo 1” (junho); “O Azulejo e sua presença no Brasil” (junho); “Oficina de História para professores do 1 e 2 Ciclos” (julho); “Organização de acervos fotográficos” (agosto); “Conservação fotográfica: identificação e procedimentos básicos” (agosto); “Digitalização e arquivamento de imagens digitais” (agosto); “Embalagem e manuseio de obras de arte” (setembro);”A Criação, a reprodução e a transformação dos museus: mercados de arte e coleções públicas e privadas no ocidente moderno” (setembro); “Gerenciamento de riscos para o patrimônio cultural (outubro); “Iluminação de Museus – Módulo 2” (outubro); “Montagem de exposições” (novembro); “Conservação preventiva do patrimônio edificado: aspectos gerais” (novembro).

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

 

Dia 04 de maio, às 13h30m:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

De 14 a 20 de maio:

10ª Semana Nacional de Museus – “Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações

Com o objetivo de intensificar a relação museu-sociedade, o Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM promove a 10ª edição daSemana Nacional de Museus, em que instituições museológicas de todo o Brasil aproveitam a oportunidade para oferecer ao público uma programação diversificada de atividades.

Atividades gratuitas, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

Dia 15 de maio, às 10h: Mesa Redonda com a profa. Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa.

 

Dia 17 de maio, às 9h30m:

Ciclo de Palestras Parceria em Ação

           Palestra “Educação ambiental e a cidadania do lixo na perspectiva do Programa de Educação  Social e Ambiental da COMLURB”, com Liana da Cunha Pettengil e Jorge Tonnera Júnior, sguida de debate com Jenesis Genuncio.  Apoio da Universidade Corporativa da COMLURB – UNICOM.  A área de Projetos Sociais/MHN, com o apoio do CRAS Itamar Franco,, núcleo Andaraí, promove ciclo de palestras voltado para o aprimoramento de educadores sociais e coordenadores de projetos sociais. Palestras  seguidas de visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

De 21 a 25 de maio, das 14h às 18h:

Curso “Conservação fotográfica: identificação e procedimentos básicos”

Profa. Sandra Baruki e Prof. Richam Samir

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

 

Dia 25  de maio, às 12h30m, 15h e 18h:

Concerto do Projeto "Música no Museu Rio Harp Festival”

O “RioHarpFestival”  já faz parte do circuito mundial da harpa. Durante todo o mês de maio serão  quase 90 concertos com harpistas de todas as partes do mundo;  23 países representados por nomes da maior expressão, lado a lado com os mais importantes brasileiros. O programa completo está nos sites www.musicanomuseu.com.br e www.rioharpfestival.com.br

 

12h30h

Apresentação do  Duo Labirinto -  Chiara Pedrazzetti, harpa,  e Sean Lanigan, guitarra (Suiça)

Programa: Trad. da Irlanda, Trad. da Italia, J. Brahms, Metallica / M. Albeniz, M. P. Dalvimare, Bach e G. F. Haendel

15h

Apresentação de  Remy van Kesteren, harpa, e  Merel Vercammen, violino (Holanda)

Programa: Fauré, C. Saint-Saens, Granados, Mangoré, M. de Falla

18h

Em homenagem ao Dia Nacional da Argentina, apresentação do músico argentino Daniel Garcia.

Programa: Tarrega; Mariano Mores; Hector Cuatromanos; Matos Rodriguez; Carlos Gardel; Vinicius de Morais; Cartola

Entrada Franca.  Capacidade do auditório: 200 lugares  Mais informações sobre o projeto “Música no Museu”  em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 29 de maio, das 9h às 17h:

Encontro com Estudantes de Turismo “Explorando o Turismo Cultural no Museu Histórico Nacional”

A Divisão Educativa convida os estudantes e profissionais da área de Turismo a participar deste evento, que, através de palestras de profissionais da área de Turismo, estimulará o debate sobre a relação entre museus e turismo, o potencial dos museus para o desenvolvimento do turismo cultural no Brasil e a importância do MHN enquanto equipamento turístico da cidade do Rio de Janeiro.

Visita mediada ao circuito de exposições de longa duração do MHN.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação

 

Dia 01 de junho, às 13h30m:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 13 de junho, às 14h:

Parceria em Ação: Palestra ”Direitos da Pessoa Idosa: Desafio de todas as idades”

Palestra realizada pela assistente social Sandra Rabello de Frias, coordenadora do Curso de Cuidadores de Idosos da UnATI/UERJ. Mediação:  Sandra Pollo, assistente social, representando a coordenação de Serviço Social da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Promoção: área de Projetos Sociais. Mais informações pelo telefone 21-25509239. Entrada Franca.

 

Dia 14 de junho, das 14h às 18h:

Atividades no âmbito da Rio+20

Oficina de peteca Fulni-ô, para crianças a partir de 10 anos: de fácil confecção, a peteca faz parte da educação e dos jogos lúdicos na aldeia Fulni-ô.

Mesa Redonda; “A Resistência da cultura Fulni-ô diante dos desafios do mundo contemporâneo”, com a participação de Tchini-á-ô (indígena da nação Fulno-ô), do Prof. Dr.  Geraldo Tadeu Moreira Monteiro e do Prof. Sr. Wallace de Deus Barbosa.

Lançamento do livro  “Emigrantes da beira do rio: a resistência do povo Fulni-ô”, editado pela Editora Gramma. Mais informações pelos telefones 21-25509261 ou 62.

 

De 11 a 15 de junho, das 14h às 18h:

Curso A igreja secular: tipologias arquitetônicas e sua identidade e artística no Brasil colonial”

Profa. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

 

De 19 de junho a 15 de julho:

Exposição "Senna Emotion"

Exposição aborda, através de recursos lúdicos e tecnológicos, a vida e a carreira de Ayrton Senna, destacando os valores éticos, a determinação, a garra e a superação que sempre marcaram a trajetória do grande campeão brasileiro. São seis áreas temáticas, que visam apresentar o estilo de dirigir de Senna, os bastidores da Fórmula 1, as contribuições do piloto ao automobilismo, as principais corridas e vitórias inesquecíveis.

Realização Instituto Ayrton Senna e  YDreams Brasil

 

De 18 a 22 de junho, das 14h às 18h:

Curso “Iluminação de museus – Módulo 1

Profa. Mariangela de Moura

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

 

De 25 a 29 de junho, das 14h às 17h:

Curso “O Azulejo e sua presença no Brasil”

Profa. Dora Monteiro Silva de Alcântara

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

 

Dia 29 de junho, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Apresentação de Thaís Fraga Quarteto. No Programa:  Mozart, Villa Lobos, Donizetti, Belline e Verdi. Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

Julho, data a confirmar:

Oficina com Educadores “Explorando ângulos no Museu Histórico Nacional”.

Ação educativa destinada a educadores com o objetivo de estabelecer um diálogo interdisciplinar  com as exposições de longa duração; estimulando a prática das diferentes disciplinas do ensino formal no espaço do museu e potencializando o acervo como elemento gerador das atividades.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dias 23, 24 e 25 de julho,  das 10h às 17h:

Curso “Oficina de História para professores do 1 e 2 Ciclos”

           Prof. Vladimir Zamorano e convidados

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-25509257 e 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00.

 

De 23 a 26 de julho, das 10 às 17h:

Curso ”90 Anos de Moda no Brasil”

Profs. João Braga e Vera Lima.

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmai.coml e pelos telefones 21-25509257 e  86142005.

 

Dia 27  de julho, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 02 de agosto, às 13h30m:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação

 

Dia 02 de agosto, às 18h30m:

Comemoração dos 90 anos do Museu Histórico Nacional.

Abertura da exposição “Museu Histórico Nacional – 90 Anos de Histórias”;  lançamento do selo e do carimbo comemorativo pelos Correios e lançamento do aplicativo MHN para iPhone, iPad e iPod Touch, com áudio, fotos e vídeos do Museu Histórico Nacional. Conheça a programação.

 

 

De 02 de agosto a 03 de março de 2013:

Exposição “Museu Histórico Nacional – 90 Anos"

Exposição marca os 90 anos do Museu Histórico Nacional, desde a sua criação no âmbito das comemorações do Centenário da Independência até as últimas incorporações ao acervo do Museu. Ao longo de sua trajetória, o MHN tornou-se referência em diversas áreas do campo museal, com destaque para o ensino da museologia. Criado em 1932, o Curso de Museus do MHN deu origem à atual Escola de Museologia da UNIRIO, primeira instituição de ensino superior em museologia na América Latina. O MHN foi ainda pioneiro na política de preservação do Patrimônio nacional com a Inspetoria de Monumentos Nacionais, que funcionou entre 1924 e 1937. Em exposição, peças relativas à Feira Internacional de 1922; o primeiro objeto incorporado ao acervo do MHN, itens representativos das principais coleções do Museu.

 

De 02 de agosto a 03 de março de 2013:

Exposição “Arte Barroca Brasileira"

Exposição reúne 42 fotografias de Alex Salim, que representam uma síntese da produção barroca e rococó, desde o sudeste até o nordeste do Brasil. A mostra está organizada em blocos temáticos: Arquitetura, Azulejaria, Imaginária, Pintura e Talha. Acervo do próprio Museu Histórico Nacional complementa a exposição. Cada tema é acompanhado por textos de historiadores do IPHAN, EBA-UFRJ e PUC-Rio entre outros especialistas. Mineiro de Lavras, Alex Salim, documenta a arquitetura Barroca e Rococó das cidades coloniais brasileiras há mais de 25 anos, tendo lançado em 2010 pela Editora Décor o livro “Arte Barroca Brasileira” . É também autor das fotografias do livro: “Memória da Arte Franciscana, na cidade do Rio de Janeiro”, lançado no final de 2011 – Pela editora artway.

 

Dia 09 de agosto, às 9h30m:

Ciclo de Palestras

           A área de Projetos Sociais/MHN, com o apoio do CRAS Itamar Franco,, núcleo Andaraí, promove ciclo de palestras voltado para o aprimoramento de educadores sociais e coordenadores de projetos sociais. Palestras  seguidas de visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

De 13 a 17 de agosto, das 10h às 13h:

Curso “Organização de acervos fotográficos”

Profa. Aline Lopes Lacerda

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

 

De 20 a 24 de agosto, das 14h às 18h:

Curso “Conservação fotográfica: identificação e procedimentos básicos”

Profa. Sandra Baruki e Prof. Richam

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

 

Dias 27, 28 e 29 de  agosto, das 9h às 18h:

Curso “Digitalização e arquivamento de imagens digitais”

Prof. Millard Wesley Long Schisler

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 252,00 (3 parcelas de R$ 84,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 216,00 (3 parcelas de R$ 72,00)

 

Dia 31 de agosto, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Setembro, data a confirmar:

6ª Primavera dos Museus

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, a Semana da Primavera tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Atividades gratuitas, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

 

Dia 05 de setembro, às 13h30m:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação

 

De 10 a 14 de setembro, das 14h às 17h:

Curso “A Criação, a reprodução e a transformação dos museus: mercados de arte e coleções públicas e privadas no ocidente moderno

Prof. Roberto de Magalhães Veiga

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

 

De 10 de setembro a 14 de outubro:

Exposição “150 Anos do Gênio Italiano – Invenções que mudaram o mundo"

Fotos, vídeos e objetos revelaram a inventividade do povo italiano, apresentando criações que impactaram a vida do homem no trabalho, no lazer e no cotidiano. O motor a combustão e o sinal telegráfico sem fio são alguns dos feitos apresentados na mostra. Organização: Fondazione Rosselli e Istituto Italiano di Cultura. Colaboração: TIM.

 

Dia 13 de setembro, às 14h:

A Escola em Movimento no Museu – “Comemoração da Independência do Brasil

Ação educativa englobando hasteamento da bandeira brasileira, execução do Hino Nacional e apresentação de banda de música. Visita mediada à exposição “A Construção da Nação”, enfocando a independência do Brasil como importante momento da formação da nação brasileira.

 Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

 

 

Dias 24, 25 e 26 de setembro,  das 13h às 18h:

Curso Embalagem e manuseio de obras de arte”

Profas. Cláudia Calaça e Veronica Cavalcanti

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

 

Dia 27 de setembro, às 13h:

Evento: “Semana do Idoso”

A área de Projetos Sociais/MHN e a Casa Dercy Gonçalves promovem atividades para comemorar a semana do idoso, com apoio das Casas de Convivência da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida/Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone 21-25509239 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

Dia 28 de setembro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 01 a 03 de outubro, das 9h às 18h:

Seminário Internacional “Museu Histórico Nacional 90 Anos”

Anualmente o MHN com o apoio do IBRAM/Instituto Brasileiro de Museus e parceria com universidades, instituições culturais e de pesquisa, do Brasil e do exterior, realiza em outubro, mês de sua criação, um seminário internacional abordando temas das áreas das ciências humanas e sociais. Em 2012, em comemoração aos 90 anos da criação do MHN, o seminário será dedicado à reflexão e ao debate sobre essa instituição, que, ao longo de sua trajetória, tornou-se referência em diversas áreas do campo museal, com destaque para o ensino da museologia. Criado em 1932, o Curso de Museus do MHN deu origem à atual Escola de Museologia da UNIRIO, primeira instituição de ensino superior em museologia na América Latina. O MHN foi ainda pioneiro na política de preservação do Patrimônio nacional com a Inspetoria de Monumentos Nacionais, que funcionou entre 1924 e 1937. Vagas limitadas (200). Mais informações pelo email mhn.pesquisa@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 2550-9238. Inscrições gratuitas no próprio local, no dia 3 de outubro, às 8:30h. Os participantes terão direito à certificado, mediante comprovação de freqüência (75% de presença).

Dia 04 de outubro, às 13h30m:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação

 

Dias 8, 9 e 10 de outubro, das 10h às 18h:

Curso “Gerenciamento de riscos para o patrimônio cultural”

            Prof. José Luiz Pedersoll Junior

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 252,00 (3 parcelas de R$ 84,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 216,00 (3 parcelas de R$ 72,00)

 

De 9 a 11 de outubro, às 10h e às 14h:

A Escola em Movimento no Museu – “Semana da Criança

Ação educativa que estimula os alunos a brincarem e se divertirem  com brinquedos e brincadeiras de outras épocas.

Os brinquedos são testemunhos materiais do ato de brincar, que, no entanto, extrapola a existência dos objetos: as cantigas de ninar, as brincadeiras de roda, os contos de fadas e o folclore infantil, entre outras manifestações, formam um patrimônio imaterial que permeia a nossa cultura. 

Visita mediada à exposição “Cidadania em Construção”, com destaque para os direitos da criança e do adolescente e para uma vitrine repleta de brinquedos.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

 

Dia 18 de outubro, às 9h30m:

Ciclo de Palestras

           A área de Projetos Sociais/MHN, com o apoio do CRAS Itamar Franco, núcleo Andaraí, promove ciclo de palestras voltado para o aprimoramento de educadores sociais e coordenadores de projetos sociais. Palestras  seguidas de visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

De 22 a 26 de outubro, das 14h às 18h:

Curso “Iluminação de Museus – Módulo 2

Profa. Mariangela de Moura

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

 

Dia 24 de outubro, das 9h às 17h:

Encontro com Estudantes de Turismo “Explorando o Turismo Cultural no Museu Histórico Nacional”

A Divisão Educativa convida os estudantes e profissionais da área de Turismo a participar deste evento, que, através de palestras de profissionais da área de Turismo, estimulará o debate sobre a relação entre museus e turismo, o potencial dos museus para o desenvolvimento do turismo cultural no Brasil e a importância do MHN enquanto equipamento turístico da cidade do Rio de Janeiro.

Visita mediada ao circuito de exposições de longa duração do MHN.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação

 

Dia 26  de outubro , às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 5 a 9 de novembro, das 14h às 17h:

Curso “Montagem de exposições”

Profs. Luiz Antonelli e Cristiane João

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com  e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00).

 

Dia 06 de novembro,  às 13h30m:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

Os participantes terão direito a uma declaração de participação

 

Dia 08 de novembro, às 14h:

A Escola em Movimento no Museu – “Comemoração da Proclamação da República e do Dia da Bandeira

Ação educativa englobando hasteamento da bandeira brasileira, execução do Hino Nacional e apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais. Visita mediada à exposição “Cidadania em Construção”, visando refletir sobre o processo de implementação e afirmação do regime republicano no Brasil.

 Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

 

Dia 22 de novembro, às 10h e às 14h:

A Escola em Movimento no Museu – “Comemoração do Dia da Consciência Negra

Ação educativa que contará com diversas atividades lúdicas, abordando aspectos da cultura afro-brasileira. Visita mediada às exposições de longa duração, destacando o papel e as contribuições do negro na cultura nacional.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelos e-mails mhn.educacao@museus.gov.br e mhneducativa@gmail.com

 

Dia 23 de novembro , às 12h30m:

Concerto extra do Projeto "Música no Museu": Apresentação da Orquestra Rio Camerata, sob a regência de Ismael Menezes

No âmbito do V Festival Internacional de Sopros, apresentação da Orquestra Rio Camerata, sob a regência de Ismael Menezes. Solistas: Omar Zoboli, oboé (Itália); Andrea Ridilla, oboé (Ohio), Dwight Manning, oboé (Nova York) e Johanna Cox, corne inglês (Louisiana). No programa: Vivaldi, Haydn, B. Blauth e Miguel Del Aguila.

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 27 de novembro, às 9h30m:

Ciclo de Palestras Parceria em Ação: Estado Laico: Educação e Juventude

           Palestra “Estado Laico: Educação e Juventude”, com os professores Marco Antonio Macedo das Chagas e Mishelle Ninho de Almeida, seguida de debate com o professor Jenesis Genuncio. Às 12h, apresentação da peça teatral “Médico à Força”, baseada na obra do dramaturgo francês Jean Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière.  A área de Projetos Sociais/MHN, com o apoio do CRAS Itamar Franco, núcleo Andaraí, promove ciclo de palestras voltado para o aprimoramento de educadores sociais e coordenadores de projetos sociais. Palestras seguidas de visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

De 26 a 30 de novembro, das 14h às 17h:

Curso Conservação preventiva do patrimônio edificado: aspectos gerais”

Profa. Claudia Suely Rodrigues de Carvalho

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones 21-86142005. Inscrições presenciais, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no setor de cursos do MHN. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00) Estudantes e associados da AAMHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

 

Dia 30 de novembro , às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Apresentação do músico Dan Stolper (Interlochen Music Camp, Michigan) e Quarteto Ipiranga, integrado por Holly Katz, primeiro violino, Karlin Broosch, segundo violino, e Bernardo Katz, cello. Convidado especial George Trautwein, ex integrante da Cleveland Orchestra. No Programa: Finzi e Reicha. Projeto realizado pela Ca rpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 08 de dezembro, das 11h às 13h30m

Projeto Caminhos da Arte: O Rio de Clarice  - A Hora de Clarice - Ano 2

Idealização e guia: Teresa Montero. Passeio à pé pelo Rio de Janeiro de Clarice Lispector, com o seguinte roteiro no centro da cidade:  Museu da Imagem e do Som, Museu Histórico Nacional e Praça Mauá, 7 (prédio do Jornal A Noite e da Rádio Nacional). Ponto de encontro: em frente ao Paço Imperial, na Praça XV. Valor do passeio:  R$ 10,00. Mais informações:  www.caminhosdaarterj.com.br e oriodeclarice@gmail.com

 

Dia 10 de dezembro, às 11h:

Festa anual da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional

Cerimônia de entrega da Medalha Henrique Sérgio Gregori aos agraciados de 2012, a saber: Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro; Docpro- criação de bibliotecas virtuais; Emanoel Araújo; Kelita Magalhães de Oliveira e Zuleica Vianna dos Santos. Inauguração da exposição “Coleções entre Coleções”, apoiada pela AAMHN.

 

De 11 de dezembro a 03 de março de 2013:

Exposição “Coleções entre Coleções”

No âmbito da política de exposições temporárias com itens do próprio MHN, visando dar maior visibilidade às peças em reserva técnica, a exposição “Coleções entre Coleções” reúne recortes de significativas coleções do vasto acervo do Museu Histórico Nacional que totaliza hoje 348.515 objetos, livros e documentos, compondo um painel de fragmentos do passado e do presente nacionais. Em exposição,  pinturas, indumentária, brinquedos, porcelanas, leques, mobiliário, cardápios, arte sacra, entre outros.

 

 

Museu Histórico Nacional

Praça Marechal Âncora, s/nº

Próximo à Praça XV

www.museuhistoriconacional.com.br

mhn.comunicacao@museus.gov.br

Telefone: 21-25509220

 

Aberto ao público de  3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.
 
Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 8,00 (oito reais)


Estão isentos de pagamento (mediante comprovação):  crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IBRAM e do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia.

 

Alunos da rede particular de ensino, portadores de necessidades especiais e seu acompanhante,  e brasileiros entre 60 e 64  anos pagam a metade do valor R$ 4,00 (três reais). Ingresso família (dois adultos e dois estudantes) R$ 20,00 (vinte reais).

 

 Aos domingos, a entrada é franca.