Lançamento do livro "Brasões de Armas - Raízes e vínculos além-mar"

PROGRAMAÇÃO 2014

VOLTAR

Lançamento do livro "Brasões de Armas - Raízes e vínculos além-mar"



Estará sendo lançado no Museu Histórico Nacional no dia 12 de novembro, às 17h, o livro "Brasões de Armas - Raízes e vínculos além-mar", de Christovão de Avila. A obra tem especial interesse para historiadores, genealogistas, heraldistas, clérigos, pesquisadores, professores, estudantes, indianistas, produtores, turistas nacionais e estrangeiros - e todos os que tenham interesse no Brasil, sua História e sua Cultura, em todo o país e nos mais de vinte e cinco outros envolvidos. O acervo de originais dos Brasões de Armas será doado ao Museu Histórico Nacional, no dia do lançamento do Livro.



A OBRA SEGUNDO CHRISTOVÃO DE AVILA


O livro apresenta o Armorial Histórico da Casa da Torre, declarado internacionalmente uma das mais importantes coleções de Brasões de Armas, não somente do Brasil, mas de todo o Novo Mundo. Homenageia a Índia Catarina Paraguaçu, batizada Katherine du Brésil em Saint Malo na Bretanha, considerada mãe das mães brasileiras, símbolo de congraçamento racial, completados 500 Anos do seu nascimento, e 500 Anos da chegada do português Diogo Álvares, o Caramuru, instituidor do primeiro núcleo europeu, contínuo, primeira família brasileira, documentada, mais antiga raiz genealógica da Casa da Torre, no Brasil.
Uma herança heráldica, das raízes e vínculos além-mar às alianças contraídas nos séculos vividos neste lado do Atlântico, resgatando diversos ramos da Casa da Torre de Garcia d'Ávila, de personalidades e famílias a ela vinculadas por matrimônios, e de instituições com ligações importantes.
O livro documenta a riqueza histórica e artística do Armorial da Casa da Torre, reproduzindo as imagens dos 188 Brasões de Armas, transcrevendo seus vínculos genealógicos e institucionais, complementado por textos de destacadas personalidades no cenário cultural.
O relato sobre a Heráldica, no mundo, no Brasil e no Armorial, é de autoria do único acadêmico brasileiro da Académie Internationale d'Héraldique, o sempre lembrado Rui Vieira da Cunha, que introduz o leitor no universo desta complexa ciência e arte. A renomada heraldista Vera Bottrel Tostes, diretora do Museu Histórico Nacional, apresenta um olhar aguçado sobre o Armorial Histórico e a atualidade, ficando por conta da presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a destacada historiadora Consuelo Pondé de Sena, o texto D'além-mar - Mancebos e Varões, rememorando os que aqui aportaram nas origens do Brasil.
É apresentada uma nota explicativa, do saudoso executor do Armorial, Victor Hugo Carneiro Lopes, ficando documentados os pareceres oficiais, de análise e aprovação, nacionais e internacionais.
Os textos introdutórios são do Rev.mo Dom Emanuel d'Able do Amaral, OSB, Arquiabade do Mosteiro de São Bento da Bahia, com o seu Prefácio, e do autor e coordenador Christovão de Avila, que complementa a obra com imagens, textos e a reprodução de documentos históricos, numa síntese cultural e patrimonial sobre a Casa da Torre de Garcia d'Ávila, destacando as mais antigas raízes, na Igreja de N. Sr.ª da Graça da Bahia e no Castelo da Torre, até a Independência e constituição do Império do Brasil. O Posfácio é do ilustrado heraldista Miguel Metelo de Seixas, presidente do Instituto Português de Heráldica.
Segundo cálculos de genealogistas, descendem de Caramuru cerca de 20 milhões de brasileiros. Com raízes genealógicas documentadas desde as origens do Velho Mundo, a sucessão de Jerônimo de Albuquerque é uma das maiores do país, e seus descendentes, vinculados à sucessão da casa da Torre de Garcia d'Ávila, irradiam-se para o Brasil e o mundo.