EXPOSIÇÕES DE LONGA DURAÇÃO

O circuito de longa de exposições de longa duração inicia-se no térreo, no hall das escadas rolante, com painéis contando a história do conjunto arquitetônico. Destaque para a monumental escultura equestre de D. Pedro II, de Francisco Manoel Chaves Pinheiro.
No hall do segundo pavimento, tem-se acesso à galeria com teto decorado por Carlos Oswald onde é projetado o multivisão sobre a trajetória do Museu Histórico Nacional.
Após a exibição, exposições abrangem da pré-história brasileira ao período republicano: acervo tradicional, peças contemporâneas e recursos multimídia auxiliam o visitante na compreensão de nossa história.
O pavimento térreo concentra serviços (auditório, loja, café ) e exposições temporárias.
A única exposição de longa duração a permanecer no pavimento térreo é a referente aos meios de transporte, "Do Móvel ao Automóvel - Transitando pela História", devido às dimensões do acervo. Ainda no térreo, no Hall dos Arcazes, estão expostas pinturas cusquenhas.
No segundo pavimento da Casa do Trem, encontram-se as exposições de numismática "As Moedas Contam a História" e "Coleções de Moedas, Uma Outra História".


ORERETAMA



PORTUGUESES NO MUNDO - 1415 A 1822



A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO - 1822 A 1889



A CIDADANIA EM CONTRUÇÃO - 1889



FARMÁCIA HOMEOPÁTICA TEIXEIRA NOVAES



DO MÓVEL AO AUTOMÓVEL - TRANSITANDO PELA HISTÓRIA



HALL DOS ARCAZES



PÁTIO DOS CANHÕES




AS MOEDAS CONTAM A HISTÓRIA




COLEÇÕES DE MOEDAS - UMA OUTRA HISTÓRIA