Exposição Internacional "Pergaminhos do Mar Morto: Um Legado para a Humanidade"

PROGRAMAÇÃO 2004

VOLTAR


2004 Calina Projetos - Pergaminhos do Mar Morto - Fotos de Divulgação



2004 Calina Projetos - Pergaminhos do Mar Morto - Fotos de Divulgação



2004 Calina Projetos - Pergaminhos do Mar Morto - Fotos de Divulgação



2004 Calina Projetos - Pergaminhos do Mar Morto - Fotos de Divulgação




Com patrocínio do Grupo VR, CSC Brasil, TAM e Banco Daycoval, a exposição internacional "Pergaminhos do Mar Morto: Um Legado para a Humanidade", estará aberta ao público de 20 de agosto a 9 de outubro de 2004 (PRORROGADA ATÉ DIA 23 DE OUTUBRO), apresentando fragmentos originais dos Pergaminhos do Mar Morto e objetos do mesmo período, datados de aproximadamente dois mil anos, pertencentes à coleção do Israel Antiquities Authority.
O objetivo desta Exposição é possibilitar um mergulho na história das civilizações e em um pequeno grande mundo, a Terra Santa, e destacar a sua importância pelo que proporcionou à humanidade: as três religiões monoteístas - Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
O projeto traz ao país uma exposição de artefatos arqueológicos encontrados por beduínos nas cavernas de Qumran, em Israel, em 1947.
Os Pergaminhos foram escritos pelos Essênios entre o segundo século antes da Era Comum (AC) até a destruição do Segundo Tempo, no ano 70 da Era Comum (DC). Essa foi uma época de acontecimentos cruciais na cristalização do Judaísmo e do Cristianismo.
Além da Bíblia, os Pergaminhos do Mar Morto demonstram crenças e práticas como rituais de batismo, refeições comunais e divisões de patrimônio que foram absorvidas pelos primeiros cristãos.
A Exposição conta com fragmentos dos Pergaminhos e cerca de 80 objetos do mesmo período, como vasos, potes e utensílios em pedra e cerâmica, moedas, objetos em couro, tecidos, entre outros, descobertos nas cavernas ou nas escavações de Qumran.
A maioria dos documentos encontrados em Qumran foi escrita em pergaminhos, o couro da pele de um animal preparado para a escrita. O tipo de pergaminho utilizado em Qumran era de pele grossa, presumivelmente de animais pequenos como cabras e ovelhas, diferentemente dos rolos de Torá modernos, feitos a partir de pele de vaca.
Em exposição, ainda, itens adicionais que buscam aumentar o entendimento do visitante sobre a época e o local, incluindo filmes, mapas, painéis e elementos interativos.Também são apresentadas Bíblias do Velho Testamento novas e antigas, mostrando que os textos lidos atualmente são os mesmos de mais de dois mil anos atrás.
Entre as escrituras, destacam-se os mais antigos documentos bíblicos do Velho Testamento já encontrados e vários textos sobre a vida comunitária dos Essênios, uma seita que se isolou nas proximidades do Mar Morto e cujas práticas foram absorvidas pelo nascente Cristianismo.
É a primeira vez que os Pergaminhos do Mar Morto originais são apresentados na América Latina. Já foram realizadas exposições itinerantes em renomadas instituições de vários continentes, como a Biblioteca do Congresso, em Washington DC; o Field Museum, em Chicago; e o Museu do Vaticano; e em cidades como Montreal, Glasgow, Tóquio, Melbourne e Sidney (esta durante os Jogos Olímpicos). Depois do Rio de Janeiro, a exposição seguirá para a Estação Pinacoteca, em São Paulo.
A empresa responsável pela vinda da exposição no Brasil é a Calina Projetos Culturais e Sociais. Maiores informações em www.marmorto.com.br